RETRATO DO DOURO – PORTRAIT OF THE DOURO
Edição do Autor
Preço: 90 euros
Aguarelas e desenhos de John O’Connor complementados por textos de autores portugueses seleccionados por Maria do Carmo Paço d’Arcos. Edição bilingue (português/inglês).
Livro de arte no formato 24 x 30 cms, 170 páginas, capa cartonada e sobrecapa, impresso em papel Stockwell Special 160 grs. Edição Livro d’Ouro, numerada e limitada a 600 exemplares. Ano de edição: 2001.
Introdução
Este livro compõe-se de uma selecção de aguarelas e desenhos executados no Douro nos últimos anos. As imagens são complementadas por excertos de obras de autores portugueses – Miguel Torga, Teixeira de Pascoais, Sophia de Mello Breyner Andresen, Aquilino Ribeiro, Raul Brandão, entre outros – inspiradas nesta região. Deve salientar-se que as imagens não são ilustrações dos textos, nem os textos explicações das imagens. Estão naturalmente ligados por um tema que lhes é comum – o Douro – mas, salvo raras excepções, formam dois registos independentes que se complementam entre si. Se quisermos usar uma analogia musical, eles interagem como uma sonata para dois instrumentos, criando as suas próprias harmonias e dissonâncias num movimento orquestrado pelo próprio rio.
Paginas Interiores
Vinde à terra do vinho, deuses novos!
Vinde, porque é de mosto
O sorriso dos deuses e dos povos
Quando a verdade lhes deslumbra o rosto.
Houve Olimpos onde houve mar e montes.
Onde a flor da amargura deu perfume.
Onde a concha da mão tirou das fontes
Uma frescura que sabia a lume.
Vinde, amados senhores da juventude!
Tendes aqui o louro da virtude,
A oliveira da paz e o lírio agreste…
E carvalhos, e velhos castanheiros,
A cuja sombra um dormitar celeste
Pode tornar os sonhos verdadeiros
Miguel Torga
Que intimidade existe entre o meu ser e a aurora?
Qual o laço que prende a treva à clara luz?
Teixeira de Pascoaes
O Douro é uma estufa. Dentro dela, a vide é flor exigente. Dá uma gota de vinho em troca dum suor ou uma vida. Quem escorropicha, no fundo de um cristal, essa gota de néctar, celebra um sacrifício.
João de Araújo Correia
Sobre os Autores
John O’Connor nasceu em Londres Estudou na Chelsea School of Art onde foi premiado duas vezes em desenho e graduou-se com distinção no curso de Belas Artes. Seguiram-se dois anos de pós-graduação na Slade School. O trabalho do artista está represen¬tado em várias colecções públicas e privadas em Portugal e na Inglaterra incluindo as Selecções do Reader’s Digest, Grupo Pestana, Hotel da Lapa, Museu da Cidade de Lisboa, Câmara Municipal de Sintra, Victoria and Albert Museum e S.A.R. o Príncipe de Gales.
Maria do Carmo Paço d’Arcos nasceu em Lisboa numa família de grandes tradições literárias. Trabalhou na produção de filmes durante muitos anos, dedicando-se hoje à tradução de poetas ingleses e organizando exposições de artes plásticas.
Como Encomendar
Por favor contacte livrodouro@gmail.com para mais informações.